Cada coisa que você toca, mesmo que não mude por fora, muda você por dentro.
"
De um lado, um jovem músico que encontra na arte um refúgio para o mundo. Do outro, uma garota cheia de vida que esconde seus maiores medos por trás de um sorriso. Eles não se conhecem, mas um elo inesperado — uma sintonia secreta — faz com que seus universos interiores se conectem de uma forma que desafia a lógica.
Em uma jornada onde a fantasia e a realidade se encontram, a música se torna a única linguagem capaz de traduzir a alma. Ele descobre que suas melodias podem alcançar os lugares mais profundos e sombrios dela, transformando o medo em esperança.
“A Lista Secreta de Sonhos” é uma história delicada e poderosa sobre empatia, vulnerabilidade e sobre como a arte pode nos conectar de formas que nunca imaginamos. É um lembrete de que a verdadeira cura, muitas vezes, começa quando aprendemos a escutar a canção silenciosa do coração de outra pessoa.
O artigo explora como a literatura de ficção cristã aborda os sonhos como ferramentas de revelação, crescimento espiritual e propósito divino. Inspirada em exemplos bíblicos, essa literatura utiliza o imaginário onírico para guiar personagens e leitores a descobertas sobre si mesmos e sobre Deus.
Embarque numa jornada de fé de 15 dias, inspirada nos temas universais de esperança, empatia e cura do livro "A Lista Secreta de Sonhos". Navegue por uma constelação interativa, onde cada dia é uma estrela à espera de ser explorada.
O romance é uma ferramenta potente para o desenvolvimento das 10 Competências Gerais da BNCC. De forma proeminente, ele trabalha a Empatia e Cooperação (Competência 9), que é o cerne da relação entre Alex e Liana. O Pensamento Crítico, Científico e Criativo (Competência 2) é estimulado pela análise dos simbolismos, da estrutura narrativa e das metáforas artísticas. As jornadas de autoaceitação dos protagonistas são um convite ao desenvolvimento do Autoconhecimento e Autocuidado (Competência 8). Além disso, temas como o bullying e a importância das redes de apoio familiar e de amizade permitem discussões sobre Responsabilidade e Cidadania (Competência 10).
"Ler, de forma autônoma, e compreender […] romances […] expressando avaliação sobre o texto lido."
A análise da estrutura narrativa não linear, que começa in media res e se resolve no clímax, permite discutir o impacto das escolhas estruturais do autor na experiência do leitor.
"Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita..."
Liana usa seu caderno como um diário de sonhos. Este ato de escrita é central para a trama. Os alunos podem ser incentivados a produzir seus próprios textos em formato de diário, explorando a voz narrativa em primeira pessoa.
"Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.) [...]"
A música é um personagem na história. Alex compõe, toca e usa a música para interpretar emoções. As descrições dos sons (kalimba, sintetizadores, guitarra, orquestra) são ricas e podem ser exploradas.