Mundos, Almas e Melodias
Uma exploração da profundidade psicológica e da sensibilidade artística de um romance que transcende o comum. A obra aborda temas como empatia e o poder curativo da arte, conectando dois jovens cujas vidas se entrelaçam através de uma sintonia inesperada e de seus sonhos.
Fragmentos de Almas
O Maestro dos Sonhos
Um jovem artista encontra na música um refúgio e uma linguagem para seu universo interior. Sua jornada é a busca por um propósito real para suas melodias.
A Arquiteta da Realidade
Uma garota que usa cores vibrantes e uma imaginação poderosa como um escudo para confrontar seus sentimentos mais complexos.
Conexões Pedagógicas
Esta obra é uma ferramenta poderosa para desenvolver competências e habilidades da BNCC. A tabela abaixo detalha algumas conexões diretas para os Anos Finais.
Eixo Temático | Habilidade (BNCC) | Sugestão de Atividade |
---|---|---|
Língua Portuguesa | (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender romances, expressando avaliação sobre o texto lido. | Roda de conversa sobre o impacto da estrutura não linear do livro na experiência do leitor. |
Língua Portuguesa | (EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão e reescrita de textos. | Oficina de escrita "Diário de um Sonho", focando em relatos em primeira pessoa com descrição sensorial. |
Arte | (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas. | Análise comparativa da obra "Noite Estrelada" de Van Gogh com a descrição do sonho no livro. |
Arte | (EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música em práticas de composição e apreciação musical. | Audição guiada de kalimba, sintetizadores e música orquestral para discutir a evocação de sentimentos. |
TCT - Saúde | (Competência de Saúde) Compreender a saúde como direito e valorizar o bem-estar físico e emocional. | Pesquisa e debate sobre o linfoma, tratamentos e a importância da saúde mental durante doenças graves. |
TCT - Ética | (Competência de Empatia e Cooperação) Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. | Estudo de caso da cena de bullying, discutindo reações e alternativas empáticas. |
Projeto: Orquestra Secreta
Inspirado no livro, este projeto visa traduzir a leitura em uma vivência prática de empatia e expressão artística. Fases do projeto:
- 1. O Diário Anônimo: Criação de um espaço seguro para compartilhamento de sentimentos.
- 2. A Composição Empática: Transformação de um relato em uma expressão artística.
- 3. A Galeria dos Ecos: Exposição das obras para reflexão coletiva.