
“Posso dizer, com toda a certeza, que louvar a Deus através da música é uma das melhores coisas desta vida.”
A MELODIA DA FÉ
Daniel é um menino que encontra no ukulele, o presente que tanto sonhou, uma forma de expressar sua paixão pela música. Por onde vai, ele leva seu instrumento, compondo e compartilhando suas melodias. Contudo, seu grande desejo é louvar a Deus com seu ukulele na igreja, mas ele encontra a porta fechada. Com o coração entristecido pelas duras palavras que ouve, Daniel busca refúgio e inspiração em frente ao mar, onde transforma seus sentimentos em uma canção especial. Esta é uma história sobre perseverança, fé e a coragem de um menino para mostrar que a verdadeira adoração não tem tamanho, nem instrumento “certo”.
Compre hoje mesmo em nossa Loja Online.
INDICAÇÕES
BNCC
Com base na análise da obra “Inigualável”, de William Petrauskas, segue uma lista de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental que podem ser trabalhadas com a leitura do livro.
EF15AR14
Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
A obra é centrada na jornada musical de Daniel, que aprende a tocar um instrumento, compõe sua própria canção (“Inigualável”) e a executa para um público, permitindo a exploração de todos os elementos da criação musical.
EF02ER06
Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação) nas diferentes tradições religiosas.
A narrativa retrata o louvor através da música como uma expressão central de fé e adoração no contexto de um culto cristão, com a igreja inteira adorando a Deus enquanto Daniel canta.
EF15LP15
Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
O livro é uma obra de ficção “inspirado num sonho real”, o que permite trabalhar a diferença entre realidade e imaginação, além de valorizar a história como uma produção artística e literária.
Sugestão para Atividade Escolar
Proposta de Atividade Pedagógica Integrada: “Nossa Canção Inigualável”
Uma atividade inspirada na obra Inigualável de William Petrauskas [1], projetada para desenvolver a criatividade, a empatia e a autoexpressão nos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivos de Aprendizagem
- Expressar sentimentos e ideias por meio da criação musical e poética. (BNCC: EF15AR14 [2, 3], EF12LP19 [4, 5])
- Identificar e discutir os sentimentos dos personagens e relacioná-los com experiências próprias, desenvolvendo a empatia e o autoconhecimento. (BNCC: EF01ER05 [6])
- Colaborar em grupo para criar uma produção artística, valorizando as contribuições de cada colega.
- Apresentar-se para a turma, exercitando a coragem e o respeito mútuo.
Etapas de Desenvolvimento
Etapa 1: Leitura, Escuta e Roda de Conversa (A Semente da História)
Realizar a leitura compartilhada do livro Inigualável [1], com entonação e pausas para valorizar as ilustrações e o texto.
Utilizar o QR code da obra para que os alunos ouçam a canção “Inigualável”.[7, 1]
Promover uma roda de conversa com perguntas disparadoras: “Como Daniel se sentiu quando ganhou o ukulele? E quando não o deixaram tocar? O que vocês acham que o ajudou a não desistir? Já se sentiram como ele?”.
Etapa 2: Explorando Nossos Talentos e Desafios (O Nosso Enredo)
Em um ambiente de confiança, convidar os alunos a desenhar ou escrever (de acordo com seu nível de letramento) sobre algo que os torna únicos e “inigualáveis”: um talento, um gosto, uma superação, uma característica especial. O foco é na celebração da singularidade de cada um.
Etapa 3: Oficina de Sons e Palavras (A Composição)
Inspirado pela habilidade (EF01AR17) [8], realizar uma oficina de exploração sonora. Utilizar sons corporais (palmas, estalos, assobios), vocais (sussurros, canto, imitação de sons) e instrumentos não convencionais (potes com grãos, chocalhos de tampinhas, elásticos esticados em caixas).
Dividir a turma em pequenos grupos. Os alunos compartilharão seus desenhos/textos da Etapa 2.
O desafio do grupo será escolher uma das histórias e criar uma “canção” ou um poema sonoro para ela. A letra pode ser muito simples (uma frase ou duas) e o acompanhamento será feito com os sons explorados na oficina.
Etapa 4: O Festival de Talentos “Inigualável” (A Apresentação)
Organizar um pequeno festival na sala de aula. Cada grupo apresenta sua composição para os colegas.
O professor deve mediar a atividade, reforçando que o objetivo não é a perfeição técnica, mas a coragem de compartilhar e a beleza de celebrar a história de cada colega, recriando o ambiente de aceitação que Daniel finalmente encontrou.[1]
Materiais e Recursos Necessários
- Exemplar do livro Inigualável de William Petrauskas. [1]
- Dispositivo com leitor de QR code, acesso à internet e caixa de som.
- Papel, lápis de cor, giz de cera.
- Materiais recicláveis para a criação dos instrumentos não convencionais (garrafas PET, latas, grãos, elásticos, caixas de papelão, etc.).
Sugestões de Avaliação Formativa
A avaliação deve ser contínua, processual e observacional, focando no desenvolvimento dos alunos ao longo das etapas. Os critérios podem incluir:
- Participação e engajamento nas discussões e atividades.
- Capacidade de expressar ideias e sentimentos (oralmente, por escrito ou por desenho).
- Colaboração e respeito no trabalho em grupo.
- Criatividade na exploração sonora e na composição.
- Atitude de escuta atenta e encorajamento durante as apresentações dos colegas.
- As produções (desenhos, letras) podem compor um portfólio da turma.
Valorizar as crianças é obedecer ao coração de Cristo e investir no Reino desde a raiz.

Inigualável – a canção.
Utilize a cifra da canção “Inigualável”, de William Petrauskas, para cantar sozinho ou em grupo.