
“No mesmo instante, a nuvenzinha se ergueu do chão, subindo mais alto que a casa e que todas as árvores, se colocando na direção do sol, fazendo uma sombra fresca sobre o jardim…”
A AMIZADE VERDADEIRA ELEVA ATÉ A NUVEM MAIS TRISTE.
O que acontece quando uma nuvem simplesmente não quer mais ficar no céu? Em “A Nuvenzinha Desanimada”, de William Petrauskas, uma menina de casaco amarelo se depara com essa cena incomum: uma nuvenzinha parada no chão, totalmente desanimada. Determinada a ajudar, a menina tenta de tudo para animar sua nova amiga. Ela apresenta seu coelhinho branco e até arrisca uma melodia em seu violino, mas nada parece funcionar. A nuvem continua “pra baixo” , sentindo-se invisível e sem propósito. Será que existe algo capaz de reacender a alegria da nuvenzinha e fazê-la voar novamente? Esta é uma história sensível e delicada sobre amizade, empatia e a busca por um motivo para se reerguer.
Compre hoje mesmo em nossa Loja Online.
INDICAÇÕES
BNCC
A Nuvenzinha Desanimada se revela uma ferramenta potente para trabalhar esses eixos de forma integrada, pois a leitura e as atividades dela derivadas podem mobilizar múltiplos campos simultaneamente. Uma roda de conversa sobre os sentimentos dos personagens (Campo: Escuta, fala, pensamento e imaginação) naturalmente leva a discussões sobre como ajudar um amigo (Campo: O eu, o outro e o nós) e pode culminar em uma representação artística desses sentimentos (Campo: Traços, sons, cores e formas). A obra funciona como um núcleo a partir do qual diversas experiências de aprendizagem podem ser irradiadas, respeitando a natureza integrada do desenvolvimento infantil.
A seguir são apresentados os códigos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) que podem ser trabalhados a partir da leitura do livro.
EI03EO04
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
A nuvenzinha consegue expressar seu desânimo para a menina, e a menina, por sua vez, comunica sua preocupação e suas ideias para ajudar a amiga.
EI03EO01
Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
A menina demonstra empatia ao perceber a tristeza da nuvem e buscar diferentes formas de animá-la. A nuvem, por fim, age com empatia ao ver o sofrimento da menina com suas flores.
EF15AR04
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
A menina tenta animar a nuvem com música, tocando violino. O autor é músico e busca integrar o tema em suas obras. Isso abre espaço para atividades que explorem a relação entre música, sentimentos e artes visuais.
Sugestão para Atividade Escolar
Propostas de Atividades Práticas e Sequências Didáticas
A transformação da análise teórica em prática pedagógica é o passo final para garantir que o potencial da obra seja plenamente explorado. As sequências didáticas a seguir são sugestões concretas e detalhadas, projetadas para diferentes faixas etárias e com foco na interdisciplinaridade, transformando a leitura do livro em uma experiência de aprendizagem rica e multifacetada.
Sequência Didática 1: “O Termômetro das Emoções” (Educação Infantil)
Objetivo Principal:
Ajudar as crianças a identificar, nomear e expressar uma variedade de emoções, utilizando a história como ponto de partida para a auto-observação e a empatia.
Alinhamento BNCC:
Principalmente EI03EO01 (Demonstrar empatia), EI03EO04 (Comunicar sentimentos) e EI03TS02 (Expressar-se por meio de desenho, pintura, etc.).
Passo a Passo:
- Leitura Envolvente: Realizar a leitura da história em um ambiente aconchegante, utilizando diferentes entonações de voz. Pausar em momentos-chave para observar as reações das crianças.
- Roda de Conversa: Fazer perguntas abertas sobre as emoções dos personagens e suas cores associadas.
- Atividade de Arte – Nuvens de Emoção: Criar duas nuvens com diferentes materiais: uma “nuvem desanimada” e uma “nuvem feliz”.
- Criação do Painel Coletivo: Montar o “Nosso Céu de Emoções” com as nuvens e um termômetro diário de sentimentos.
Sequência Didática 2: “A Orquestra da Nuvem” (Anos Iniciais – Interdisciplinar Arte/Língua Portuguesa)
Objetivo Principal:
Explorar a relação entre som, emoção e narrativa, desenvolvendo criatividade, escuta ativa e trabalho em equipe.
Alinhamento BNCC:
Principalmente EF15AR15, EF01AR17 e habilidades de leitura/interpretação.
Passo a Passo:
- Releitura Focada no Som: Atenção aos sons presentes ou sugeridos na história.
- Brainstorming Sonoro: Listar eventos da narrativa e propor efeitos sonoros para cada um.
- Oficina de Instrumentos: Construção de instrumentos com materiais recicláveis.
- Ensaio e Apresentação: Divisão em grupos sonoros, com o professor como maestro, culminando em uma apresentação.
Sequência Didática 3: “O Caminho da Água: Da Nuvem à Flor” (Anos Iniciais – Interdisciplinar Ciências/Geografia)
Objetivo Principal:
Investigar o ciclo da água, sua importância e a conservação dos recursos naturais.
Alinhamento BNCC:
Principalmente EF05CI03, EF03GE09 e competências científicas.
Passo a Passo:
- Ponto de Partida Narrativo: Discutir a cena final e levantar hipóteses sobre a origem da água.
- Levantamento de Hipóteses: Registrar ideias iniciais das crianças em cartaz.
- Pesquisa e Sistematização: Apresentar vídeos e materiais didáticos para investigar o ciclo da água.
- Experimentação Prática: Realizar o experimento do “ciclo da água no pote” e observar os fenômenos naturais.