Ato 1: O Peso do Desânimo
"Era uma vez uma nuvenzinha que, ao invés de estar no céu, estava no chão... 'Eu não quero ficar lá em cima. Eu estou pra baixo.'"
"Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus."
- Salmo 42:11
Ponto de Reflexão
A nuvenzinha se sentia como uma neblina, sem forma e sem vontade de subir. O que você acha que pode deixar uma nuvem (ou uma pessoa) assim, 'pra baixo'?
Ato 2: A Luz da Amizade
"Uma menina com um casaco amarelo... tomou coragem, saiu de casa e foi até ela para conversar. '- O que está acontecendo, nuvenzinha?'"
"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade."
- Provérbios 17:17
Ponto de Reflexão
A menina não ignorou a nuvenzinha triste. Ela foi corajosa e se aproximou. Por que você acha que é preciso coragem para ajudar alguém que está triste?
Ato 3: A Persistência do Cuidado
A menina trouxe um coelho e tocou seu violino. A nuvem, embora apreciasse, disse: "'Parabéns! Você se esforçou bastante. Mas eu continuo pra baixo...'"
"Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo."
- Gálatas 6:2
Ponto de Reflexão
Mesmo com o coelho e a música, a nuvenzinha não se animou. A menina tentou ajudar com coisas que *ela* gostava. Será que ajudar é sempre dar o que a gente acha que é bom?
Ato 4: O Despertar da Empatia
"Ao passar pelo jardim, viu que suas flores estavam sofrendo... e começou a chorar. A nuvenzinha olhou para aquela cena e se entristeceu por ver sua amiga... chorando."
"Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros."
- Filipenses 2:4
Ponto de Reflexão
A nuvenzinha só mudou quando viu sua amiga precisando de ajuda. A tristeza da menina despertou algo nela. O que você sente quando vê um amigo chorando?
Ato 5: A Alegria do Propósito
"No mesmo instante, a nuvenzinha se ergueu do chão... fazendo uma sombra fresca... derramando umas gotinhas de chuva sobre as flores... E ali ficou, muito feliz."
"Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus."
- Mateus 5:16
Ponto de Reflexão
Ao ajudar sua amiga e as flores, a nuvenzinha encontrou seu lugar e sua alegria. Ajudar os outros a fez se sentir bem! Como podemos ser como a nuvenzinha no nosso dia a dia?
Vivências Criativas
Explore os temas da história de maneira prática e divertida com estas atividades. Clique em um cartão para saber mais.
Oficina de Sentimentos
Use cores e texturas para criar um mapa das emoções da nuvem.
A Trilha Sonora da Nuvem
Crie sons para cada momento da história e sinta as emoções.
Teatro da Empatia
Encene a história e explore diferentes pontos de vista.
O Ciclo da Ajuda
Descubra como o ciclo da água e o ciclo da bondade se parecem.
Guia para Pais e Educadores
A história é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento socioemocional. Use estas tabelas para conectar a narrativa com as competências da BNCC e aprofundar o diálogo.
Mapeamento de Competências Socioemocionais (CASEL & BNCC)
Evento na História | Competência CASEL | Competência Geral BNCC |
---|---|---|
Nuvem se sente "pra baixo". | Autoconsciência | 8. Autoconhecimento e Autocuidado |
Menina se aproxima da nuvem. | Habilidades de Relacionamento | 9. Empatia e Cooperação |
Tentativas com coelho e violino. | Consciência Social | 9. Empatia e Cooperação |
Nuvem vê a menina chorar. | Consciência Social | 9. Empatia e Cooperação |
Nuvem age para ajudar. | Tomada de Decisão Responsável | 6. Trabalho e Projeto de Vida |
Alinhamento Curricular com a BNCC (Anos Iniciais)
Área do Conhecimento | Habilidade da BNCC |
---|---|
Língua Portuguesa | (EF15LP16) Ler e compreender textos do campo artístico literário. |
Arte | (EF01AR17) Apreciar e experimentar sonorização de histórias. |
Ensino Religioso | (EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos. |
Ciências | (EF05CI03) Relacionar a vegetação com o ciclo da água. |
Geografia | (EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para a água. |