Esta atividade tem como objetivo usar a história do livro "O Guarda-Chuva" para ensinar sobre o propósito único que Deus tem para cada um de nós, mesmo que não seja da forma que esperamos.
Reúnam a família e leiam juntos o livro "O Guarda-Chuva". Deixem que todos observem as ilustrações e se conectem com os sentimentos do personagem principal.
Após a leitura, iniciem uma conversa com as seguintes perguntas:
Introduza o conceito de que, assim como o guarda-chuva, Deus criou cada um de nós com um propósito especial.
"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro."
(Jeremias 29:11)
Conexão: O guarda-chuva não conhecia seu plano, mas a pessoa que o escolheu conhecia. Da mesma forma, Deus, nosso Criador, conhece o plano para nós, mesmo quando não o vemos.
"Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes."
(1 Coríntios 1:27)
Conexão: O guarda-chuva era "pequeno" para uns e "grande" para outros e ficava esquecido. Parecia inútil, mas foi usado de uma forma poderosa e inesperada, assim como Deus faz conosco.
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte."
(Mateus 5:14)
Conexão: A maior descoberta do personagem foi que ele podia servir para "guiar alguém em sua jornada". Assim somos nós. Nosso propósito não é apenas para nós mesmos, mas para sermos uma luz e um guia para as pessoas ao nosso redor, mostrando o caminho para Jesus.
Um guarda-chuva velho ou uma folha grande de papel (cartolina) com um guarda-chuva desenhado, canetas coloridas e post-its.
Terminem a atividade com uma oração. Agradeçam a Deus por ter criado cada membro da família de forma única e com um propósito especial. Peçam que Ele abra os olhos de todos para as oportunidades, grandes ou pequenas, de usar seus dons para abençoar e guiar outras pessoas, assim como o pequeno guarda-chuva da história.