
“O livro que você encontrar será justamente o que você está procurando há muito tempo.”
DENTRO DE UM CARRO VELHO, UMA INCRÍVEL BIBLIOTECA ESCOLHE O LEITOR E TRANSFORMA VIDAS PARA SEMPRE
Quando um misterioso Fusca azul chega a uma cidade pacata, ninguém imagina o segredo que ele esconde. Conduzido pelo sábio Sr. Olavo, o carro revela-se uma biblioteca itinerante mágica, onde os livros parecem escolher seus leitores. Para cada morador que entra, uma história especial o aguarda — a história exata que ele precisa ouvir para curar uma ferida, encontrar alegria ou redescobrir um valor esquecido. “Pequenos Contos da Biblioteca Itinerante” é uma jornada encantadora sobre o poder que as histórias certas têm de transformar corações e comunidades inteiras.
Compre hoje mesmo em nossa Loja Online.
INDICAÇÕES
BNCC
O trabalho com “Pequenos Contos da Biblioteca Itinerante” em sala de aula permite a mobilização integrada de diversas competências e habilidades previstas na BNCC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
EF15LP15
Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
A obra celebra o encantamento pela leitura por meio da figura da Biblioteca Itinerante, um fusca que se transforma em uma biblioteca gigantesca por dentro, cativando os leitores e tratando a leitura como uma jornada fantástica.
EF15LP16
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior fôlego, como contos (populares, de fadas, de assombração etc.) e crônicas.
O livro é estruturado com uma narrativa principal que engloba diversos contos. Isso permite a leitura de múltiplos textos narrativos que podem ser trabalhados de forma colaborativa em sala de aula ou autônoma pelo aluno.
EF35LP23
Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
No “Conto de Quem Tinha Tudo, mas que Não Tinha Coisa Alguma”, as crianças cantam uma canção sobre Jesus e a alegria. Esse trecho permite a análise de um texto versificado e seu efeito de sentido dentro da narrativa.
Sugestão para Atividade Escolar
Pequenos Contos da Biblioteca Itinerante
Uma exploração pedagógica da obra de William Petrauskas, revelando seu potencial para o desenvolvimento de valores e competências na sala de aula.
Análise da Obra
Esta seção desvenda a estrutura e os temas do livro. A narrativa principal funciona como um portal para sete contos internos, cada um ilustrando um valor fundamental. Explore os cartões abaixo para descobrir a essência de cada conto e a mensagem que ele carrega, refletindo sobre o poder transformador da leitura e da empatia.
A Narrativa Principal: O Fusca Azul
A história central segue o Sr. Olavo e seu Fusca azul, que chega a uma cidade pacata. O exterior modesto do carro esconde um interior mágico: uma biblioteca vasta e acolhedora. Esta dualidade é uma metáfora poderosa sobre não julgar pelas aparências e sobre o valor imenso contido na simplicidade. O Sr. Olavo atua como um mentor sábio, convidando os moradores a descobrir livros que parecem escolhidos especialmente para eles, catalisando mudanças profundas em suas vidas e na comunidade.
Os Sete Contos e Seus Valores
Conexões com a BNCC
Aqui, exploramos como “Pequenos Contos da Biblioteca Itinerante” se alinha à Base Nacional Comum Curricular. O gráfico visualiza a distribuição das habilidades trabalhadas, enquanto a tabela detalha cada competência, justificando o uso da obra como uma ferramenta pedagógica rica e eficaz para o desenvolvimento integral dos alunos dos Anos Iniciais.
Habilidades por Componente Curricular
Tabela de Habilidades (Anos Iniciais)
Componente | Habilidade | Aplicação com a Obra |
---|
Proposta de Projeto Pedagógico
Inspirado no livro, este projeto prático convida os alunos a se tornarem autores e criadores. O objetivo é construir coletivamente uma “biblioteca itinerante” da turma, cheia de histórias baseadas em valores escolhidos por eles. Siga as etapas para transformar a leitura em uma ação criativa e comunitária, reforçando o aprendizado e espalhando valores pela escola.
“A Nossa Biblioteca Itinerante de Valores”
Sobre o Autor
William Petrauskas
Formado em Licenciatura em Música, com extensões em Artes Visuais e Ciência da Religião, William Petrauskas é músico e professor de Artes e Música para os alunos do Ensino Fundamental. Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira, aventura-se com sucesso como escritor de histórias infantojuvenis, além de ser autor de literatura escolar. Como também é músico e compositor, procura envolver o tema musical em suas obras literárias.
De forma acessível, simbólica e impactante, os contos comunicam valores espirituais como fé, perdão e esperança, alcançando leitores de todas as idades. Além de servirem como ferramentas para evangelização, ensino e consolo, esses textos curtos lembram as parábolas de Jesus: histórias simples com verdades profundas. Ao unir arte e mensagem, a literatura cristã encontra nos contos um meio eficaz de tocar o coração e transformar vidas.

Uma jornada pela Biblioteca Itinerante
Uma jornada de reflexão na maior biblioteca do mundo: A Bíblia.