
“O que nós precisamos aprender é enxergar tudo com outro olhar. Um olhar movido por Deus.”
QUANDO UM NOVO OLHAR TRANSFORMA TUDO
Durante um feriado aparentemente comum na casa dos tios, Gabriel e sua irmã Corine descobrem uma misteriosa caixa de óculos. O que parecia apenas um baú de antiguidades se revela um portal para experiências transformadoras, capazes de mudar não apenas a forma de ver o mundo, mas também o coração de quem os usa. Entre risos, memórias, lágrimas e borboletas, esta história encantadora — repleta de humor, ternura e toques de fantasia — mostra que o verdadeiro milagre acontece quando enxergamos a vida com os olhos da fé. Uma leitura para todas as idades, com camadas de ensinamentos e emoções que alcançam crianças e adultos.
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INDICAÇÕES
BNCC
A análise da obra Os Óculos Especiais do Tio Lindemberg, de William Petrauskas, revela um profundo potencial para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, éticas e de leitura crítica. A narrativa utiliza o elemento fantástico dos óculos mágicos como uma metáfora para explorar temas como empatia, a importância dos laços familiares, a crítica ao materialismo e a necessidade de ver o mundo e as relações com uma nova perspectiva.
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Empatia e Cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
Este é o cerne da obra. Cada par de óculos força os personagens a saírem de suas perspectivas egoístas e a vivenciarem uma realidade alternativa que os leva à reflexão e à mudança de comportamento. A experiência de Roverson, que se vê velho e sozinho, e a de Rute, que confronta a própria amargura, são lições diretas sobre a falta de empatia e suas consequências.
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Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.
A história é construída sobre a ideia de que a “visão de mundo” de cada personagem está distorcida por preocupações individuais (o celular, o dinheiro, o tédio). Os óculos funcionam como um catalisador que revela e, por vezes, corrige essas visões, expondo valores como a importância da união familiar, do perdão e do tempo compartilhado.
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Responsabilidade e Cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
A obra culmina com uma lição sobre responsabilidade pessoal. O tio Lindemberg explica que a mudança não depende de óculos mágicos, mas de uma decisão consciente de “enxergar tudo com outro olhar”, citando a passagem bíblica de Filipenses 4:8 que conclama a pensar no que é verdadeiro, honesto e justo.
Sugestão para Atividade Escolar
Atividade Pedagógica: As Lentes do Nosso Mundo
Baseada no livro “Os Óculos Especiais do Tio Lindemberg” de William Petrauskas
Introdução
Esta atividade utiliza a poderosa metáfora central do livro — os óculos que alteram a percepção da realidade — como ponto de partida para uma exploração sobre valores, empatia e pensamento crítico.[1] Os alunos serão desafiados a não apenas analisar as “lentes” apresentadas na história, mas a criar as suas próprias, aplicando-as a cenários do mundo real.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais (7º ao 9º ano).
Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa, Ensino Religioso, Artes, Projetos de Vida.
Objetivos de Aprendizagem
- Analisar criticamente os temas e personagens da obra, identificando as diferentes visões de mundo propostas.[1]
- Desenvolver competências socioemocionais, como empatia, autoconsciência e tomada de decisão responsável.
- Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo através de uma oficina prática.
- Conectar conceitos literários abstratos a dilemas éticos e situações cotidianas.
- Produzir um trabalho autoral (textual, visual ou audiovisual) que sintetize a reflexão do grupo.
Materiais Necessários
- Exemplares do livro “Os Óculos Especiais do Tio Lindemberg”.
- Armações de óculos feitas de cartolina ou papelão (modelos simples).
- Materiais de arte diversos: papel celofane colorido, canetinhas, lápis de cor, cola, tesoura, glitter, etc.
- Folhas de papel sulfite ou cartolina para anotações e esboços.
- Dispositivos com acesso à internet para pesquisa e produção (opcional).
Roteiro de Execução (4 Etapas)
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Etapa 1: Leitura e Debate (2 aulas)
Após a leitura completa do livro, o professor deve mediar uma roda de conversa para explorar as primeiras impressões dos alunos. O foco é ir além do enredo e tocar nos sentimentos e reflexões que a história provocou.
Perguntas-guia:- Qual par de óculos mais chamou sua atenção? Por quê? [1]
- Na sua opinião, os óculos eram realmente mágicos ou apenas mudavam a forma como os personagens pensavam e sentiam? [1]
- A experiência de qual personagem foi a mais impactante para você (Gabriel, Corine, Rute ou Roverson)? Justifique. [1]
- Tio Lindemberg diz que a solução não está nos óculos, mas em “enxergar tudo com outro olhar”. O que ele quis dizer com isso? [1]
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Etapa 2: Oficina das Perspectivas (2 aulas)
Divididos em grupos, os alunos criarão um novo par de “óculos especiais” que não existe no livro. A tarefa é definir um valor ou conceito para ser a “lente” de seus óculos.
Instruções para os grupos:- Escolham uma lente: Definam o valor central dos seus óculos. Exemplos: Óculos da Empatia, Óculos da Justiça Social, Óculos da Curiosidade Científica, Óculos da Sustentabilidade.
- Projetem os óculos: Decidam a cor, o formato e os detalhes que representarão visualmente essa lente.
- Descrevam o “efeito”: O que uma pessoa vê, sente e como ela age ao colocar esses óculos? Qual objeto simbólico apareceria sobre o guarda-roupa, assim como na história? [1]
- Construam o protótipo: Usem os materiais de arte para criar um protótipo físico dos óculos.
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Etapa 3: Análise de Cenários (1 aula)
O professor apresenta à turma dilemas ou notícias relevantes (ex: um caso de cyberbullying, o consumismo na Black Friday, uma questão ambiental local). Cada grupo deve analisar a situação “usando” os óculos que criou, respondendo à pergunta: “Como nossa lente muda a forma de ver e agir neste problema?”. As conclusões são compartilhadas com a turma.
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Etapa 4: Exposição “Visões de Mundo” (3 aulas)
Como culminância, cada grupo criará um produto final para apresentar sua “lente” para a comunidade escolar. O objetivo é comunicar o poder e a importância da perspectiva que escolheram.
Formatos possíveis:- Capítulo Extra: Escrever um novo capítulo para o livro, onde um personagem usa os óculos criados pelo grupo.
- Curta-metragem: Gravar um vídeo (formato TikTok/Reels) demonstrando o “efeito” dos óculos em uma cena do cotidiano.
- Campanha Visual: Criar um cartaz, um infográfico ou uma história em quadrinhos que explique a importância da sua “lente” para o mundo.
Os trabalhos podem ser apresentados em uma feira cultural ou exposição na escola.
Avaliação
A avaliação será contínua e formativa, considerando os seguintes critérios:
- Participação e Engajamento: Envolvimento ativo nos debates e atividades em grupo.
- Pensamento Crítico: Profundidade da análise do livro e dos cenários propostos.
- Criatividade e Colaboração: Originalidade na criação dos óculos e eficácia do trabalho em equipe.
- Comunicação: Clareza e qualidade na apresentação do produto final.
Em um mundo de incertezas e relativismo, olhar com os “olhos da fé” permite perceber propósito nas lutas, firmeza nas escolhas e amor verdadeiro nas relações.

Enxergue a Vida com os Olhos da Fé
Nossas atitudes, preocupações e reclamações são como “óculos” invisíveis que usamos todos os dias, colorindo e, muitas vezes, distorcendo a forma como vemos o mundo. Baseado na cativante obra de William Petrauskas, este devocional convida sua família a uma jornada de transformação para trocar essas lentes defeituosas por uma nova visão, moldada pela Palavra de Deus.