
“Precisamos descobrir o que aconteceu com as notas musicais, quem foi o autor do crime e o motivo do crime!”
O MISTÉRIO SILENCIOSO DA ORQUESTRA
Em uma noite de concerto, um teatro lotado aguarda ansiosamente o início da sinfonia. Porém, um silêncio inesperado toma conta do palco quando o maestro e os músicos descobrem que suas partituras estão completamente vazias. Todas as notas musicais desapareceram misteriosamente. Para resolver este enigma intrigante, o Detetive S.B. é contratado. Com seu olhar atento e investigativo, ele mergulha nos bastidores do teatro, onde cada personagem, desde o reservado bibliotecário até um assustado iluminador, pode ser uma peça-chave para desvendar quem está por trás do crime e o porquê de querer silenciar a música.
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INDICAÇÕES
BNCC
Com base na análise da obra Detetive S.B. e o Mistério das Partituras Vazias, de William Petrauskas, que narra uma investigação sobre o desaparecimento de notas musicais em uma orquestra, vamos elencar diversos códigos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
EF15AR14
Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
A obra é inteiramente construída sobre o universo musical. O desaparecimento das notas, a menção a sinfonias, claves e pautas, e personagens como a soprano Ágda, permitem explorar os elementos da música de forma lúdica e contextualizada.
EF15LP16
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, de assombração etc.) e crônicas.
O livro é uma narrativa de mistério de porte considerável para o público infantil, exigindo leitura atenta para acompanhar a investigação do Detetive S.B. desde o problema inicial até sua resolução.
EF15AR13
Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
A história introduz a música de concerto e compositores eruditos como Mozart e Bach, apresentando a função da música em um contexto de espetáculo e a importância de cada nota para a composição.
Sugestão para Atividade Escolar
Projeto Pedagógico: “Detetives do Som e da Palavra”
Baseado na obra “Detetive S.B. e o Mistério das Partituras Vazias”
Introdução ao Projeto
Este projeto pedagógico interdisciplinar explora de forma integrada as linguagens literária e musical, concebido para turmas do Ensino Fundamental (4º ao 6º ano). Utilizando o livro “Detetive S.B. e o Mistério das Partituras Vazias” como ponto de partida, os alunos mergulharão em uma aventura investigativa que une a estrutura da narrativa de enigma com os fundamentos da música.
Fundamentação Teórico-Pedagógica
O projeto se apoia em duas robustas teorias da aprendizagem para criar uma experiência rica e multifacetada:
- Aprendizagem pela Narrativa (Jerome Bruner): A atividade parte da premissa de que a narrativa é uma ferramenta fundamental para a construção de significado.[1, 2, 3, 4, 5, 6] A história do Detetive S.B. funciona como um “currículo em espiral”, apresentando conceitos complexos de forma acessível e permitindo que os alunos construam seu conhecimento ativamente.[4]
- Música Elemental (Orff-Schulwerk): A abordagem prática da atividade é inspirada na filosofia de Carl Orff, que concebe a educação musical como uma unidade indissociável de música, movimento e fala.[7, 8, 9, 10, 11, 12] O projeto posiciona os alunos como criadores ativos, que utilizam o corpo, a voz e objetos para “fazer música” e dar vida à narrativa.
Descrição do Projeto Multietapas
Etapa 1: Leitura e Investigação Literária – “Montando o Quebra-Cabeça”
Atividades: Realizar a leitura compartilhada do livro em sala. Confeccionar um “Mural do Detetive”, onde os alunos, emulando o processo investigativo, fixam cartões com os personagens, as pistas encontradas (textuais e visuais), os suspeitos e suas teorias. Este mural evolui à medida que a leitura avança. Em paralelo, realizar a análise formal dos elementos da narrativa (personagens, enredo, espaço, foco narrativo), mobilizando a habilidade EF69LP47 da BNCC.[13, 14, 15, 16, 17, 18, 19]
Etapa 2: Laboratório de Exploração Sonora – “As Pistas Sonoras”
Atividades: Inspirados pela abordagem Orff [7, 8, 9, 10, 11, 12] e pela habilidade EF15AR15 [20, 21, 22, 23, 24], os alunos são divididos em grupos e recebem “desafios sonoros”. Cada grupo deve criar a identidade sonora de um elemento da história: 1) O som dos passos lentos do Detetive S.B.; 2) O som da velocidade do Iluminador; 3) A paisagem sonora da cena do desaparecimento das notas; 4) O som do Monstro de Pausas, explorando o silêncio e ruídos. Para isso, devem utilizar percussão corporal, a voz, objetos da sala de aula e instrumentos simples.
Etapa 3: Oficina de Criação – “O Novo Mistério das Partituras”
Atividades: Utilizando a estrutura narrativa aprendida na Etapa 1, os grupos criam uma nova e curta história de mistério musical, mobilizando a habilidade EF67LP30 da BNCC.[25, 26, 16] Títulos possíveis: “O Mistério do Ritmo Perdido”, “O Caso da Melodia Tímida”. Os alunos devem escrever a narrativa e planejar sua paisagem sonora, indicando os momentos de intervenção musical.
Etapa 4: Apresentação Final – “A Orquestra de Detetives”
Atividades: Como culminância do projeto, cada grupo apresenta sua história para a turma. A apresentação deve combinar a narração oral do conto com a execução ao vivo da paisagem sonora criada, integrando as linguagens do teatro, da literatura e da música em uma performance artística coesa.
Estratégias para a Educação Inclusiva
O projeto é intrinsecamente inclusivo e adaptável para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), incluindo aqueles no Transtorno do Espectro Autista (TEA).[27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42] A combinação de narrativa estruturada e exploração musical permite a participação verbal e não-verbal.
Adaptações Práticas:
- Previsibilidade e Estrutura: Apresentar a agenda de cada etapa visualmente (com imagens ou pictogramas) para reduzir a ansiedade.
- Participação Flexível: Permitir que os alunos contribuam de acordo com seus pontos fortes. Um aluno não-verbal pode ser responsável por um instrumento, enquanto outro com talento para o desenho pode criar as ilustrações para a nova história.
- Sensibilidade Sensorial: Oferecer uma variedade de fontes sonoras com diferentes texturas e volumes. Criar um “canto do silêncio” na sala para onde o aluno pode se dirigir se sentir sobrecarregado.
- Narrativa e Emoções: Usar a história para trabalhar explicitamente o reconhecimento e a nomeação de emoções, pausando a leitura para questionar sobre os sentimentos dos personagens e como representá-los com sons.
Ao estimular linguagem, cognição, motricidade e expressão emocional, a música se torna uma ponte entre o brincar e o aprender. Além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, a musicalização promove empatia, cooperação e autoestima. Seja no ambiente escolar, espiritual ou doméstico, ela atua como um canal de afeto, criatividade e fé, contribuindo para formar indivíduos mais sensíveis, equilibrados e inteligentes.