
“A gente precisa aprender a se alegrar com a alegria dos outros.”
O QUE REALMENTE IMPORTA DEPOIS DA CORRIDA?
Leco era uma lebre muito competitiva que amava desafiar todos os animais da floresta para uma corrida. Mas o que acontece quando o inesperado o surpreende? Naquela tarde, Leco volta para casa frustrado e chateado por ter perdido uma corrida para Tatá, a tartaruga. Com a ajuda de seu amigo Joca, Leco é convidado a uma reflexão profunda: é preciso saber se alegrar com a alegria dos outros.
Inspirado na clássica fábula de Esopo e no texto bíblico de Romanos 12:15 , “Depois da Corrida” é uma história sensível que ensina às crianças que o valor da amizade está acima de qualquer competição. Uma releitura encantadora sobre empatia, generosidade e o verdadeiro significado da vitória.
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INDICAÇÕES
BNCC
Com base na análise da obra “Depois da Corrida”, de William Petrauskas, segue uma lista de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais que podem ser desenvolvidas com a leitura e exploração do livro.
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Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
A obra é uma fábula, um gênero narrativo. A habilidade é central para a leitura e compreensão da história de Leco, a lebre que perdeu a corrida, e sua jornada de aprendizado.
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Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam os personagens e os ambientes.
O conflito principal é a frustração de Leco por ter perdido a corrida para a tartaruga Tatá. A resolução ocorre quando ele entende a lição sobre amizade e compartilha o prêmio com Tatá e Joca
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Localizar informações explícitas em textos.
Os alunos podem localizar informações diretas, como os nomes dos personagens (Leco, Tatá, Joca), o motivo da tristeza de Leco (perdeu a corrida) e qual era o troféu (uma cenoura).
Sugestão para Atividade Escolar
Da Competição à Cooperação
Uma jornada interativa pelas estratégias pedagógicas da obra “Depois da Corrida”. Explore como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
Análise da Obra
Esta seção mergulha nos elementos centrais da narrativa. Aqui, desvendamos como a ressignificação de uma fábula clássica e a construção de personagens arquétipos criam uma base sólida para trabalhar emoções complexas em sala de aula. Interaja com os cards para conhecer os protagonistas desta jornada de aprendizado.
Leco, a Lebre
A Jornada da Frustração
Joca, a Lebre
A Voz da Empatia
Tatá, a Tartaruga
A Vitória da Partilha
Mapeando as Competências Socioemocionais
O relatório pedagógico conecta a história às cinco macrocompetências do Instituto Ayrton Senna. Este gráfico interativo visualiza como momentos cruciais da narrativa ativam e desenvolvem diferentes habilidades. Clique nos momentos da história para ver como eles impactam o desenvolvimento socioemocional dos personagens e, por extensão, dos alunos.
Selecione um momento da história
Clique em um dos botões acima para ver a análise correspondente e o impacto no gráfico de competências.
Estratégias Pedagógicas Aplicadas
Esta seção transforma a teoria em prática. Apresentamos um conjunto de atividades e dinâmicas, baseadas no relatório, prontas para serem aplicadas em sala de aula. Cada estratégia foi desenhada para materializar os conceitos da história, promovendo a vivência da empatia, da cooperação e da resiliência. Use o menu abaixo para navegar pelas diferentes abordagens.
Diário de Leco: Escrevendo sobre a Frustração
Convide os alunos a escrever ou desenhar uma página do diário de Leco na noite da derrota. É um canal seguro para explorar sentimentos como raiva e tristeza. Competência-foco: Resiliência Emocional.
O Palco da Empatia: Dramatização
Em grupos, os alunos dramatizam o diálogo entre Leco e Joca, invertendo os papéis em um segundo momento. A prática exercita a tomada de perspectiva. Competência-foco: Amabilidade (Empatia).
A Partilha da Cenoura-Troféu (Lençolbol Adaptado)
Usando um lençol, a turma deve transportar um objeto laranja (a “cenoura”) de um lado a outro sem deixá-lo cair. O jogo simula fisicamente o ato de partilhar. Competência-foco: Engajamento com os Outros.
Desafio da Caneta na Garrafa
Em grupo, os alunos manobram uma caneta suspensa por fios para inseri-la em uma garrafa. Exige foco, paciência e comunicação, espelhando a ajuda de Joca a Leco. Competência-foco: Autogestão (Foco).
Nosso Pódio da Amizade
A turma constrói um “Pódio da Amizade” com três lugares de mesma altura, simbolizando que na amizade todos são vencedores. Nele, fixam um “Contrato de Convivência” redigido coletivamente, com regras como “Vamos nos alegrar com quem ganha” e “Vamos ajudar um colega que ficou triste”. Este artefato torna a aprendizagem visível e duradoura. Competência-foco: Responsabilidade e Cidadania (BNCC).
A ficção cristã tem um papel essencial ao adaptar essas narrativas para ensinar crianças e adolescentes sobre virtudes cristãs de forma lúdica e significativa, fortalecendo sua caminhada espiritual e valores eternos.

Alegria!
Uma devocional para ser feita em família ou em pequeno grupo, inspirada pela obra “Depois da Corrida”, escrito por William Petrauskas e ilustrado por Beatrice Maraccinni.